Teoria Musical

Nesse texto, irei descrever resumidamente conceitos básicos de teoria musical, necessários para a compreensão dos textos seguintes. Primeiramente, irei introduzir alguns conceitos:

- Propriedades dos sons:

1- altura: diferente entoação das notas.

2- duração: espaço de tempo em que soa o som.

3- intensidade: mesmo que volume.

4- timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.

- Elementos fundamentais da música:

1- Melodia: sucessão de sons, para a formação de uma linha musical. Ex: um solo de guitarra.

2- Harmonia: seqüência de sons simultâneos. Ex: uma progressão de acordes.

3- Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.

Para representar os sons, foram criadas as notas musicais. São 7 fundamentais, mais 5 acidentes, formando uma escala cromática de 12 notas:




C C# D D# E F F# G G# A A# B




Fundamentais: C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=Si




As notas sem o “#”, são as notas naturais (fundamentais), que todo mundo conhece. Aquelas com o “#”, são chamadas “notas sustenidas” (por exemplo: C#=Dó Sustenido). Elas também podem ser escritas como “bemóis” (por exemplo: Db=Ré Bemol).




C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B




Quando você adiciona um sustenido à nota, você está a elevando ½ tom acima e quando você adiciona um bemol à nota, você está a elevando ½ tom abaixo. Assim, temos as notas organizadas de uma maneira cromática (em seqüência de ½ em ½ tom), uma após a outra.

Nota: Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.

Quando aplicamos essa teoria na guitarra, fica fácil de entender. Para cada traste que você sobe ou desce no braço, tem-se um intervalo de ½ tom (ou 1 semitom). Então, a cada 2 trastes, temos 1 tom. Por exemplo: na corda E (Mi ou 6ª corda), temos, da corda aberta até o 12º traste:

E F F# G G# A A# B C C# D D# E




Outro exemplo para visualização das notas pode ser um diagrama de acordes:

E A

e-0-(E)---|--5-(A)----|

B-0-(B)---|--5-(E)----|

G-1-(G#)--|--6-(C#)---|

D-2-(E)---|--7-(A)----|

A-2-(B)---|--7-(E)----|

E-0-(E)---|--5-(A)----|

Temos aqui dois acordes: E (Mi Maior) e A (Lá Maior). As notas entre parênteses são as que compõem os dados acordes. Se você observar a organização cromática das notas descritas anteriormente, e sair contando nas casas do braço a seqüência delas até chegar em um dos números indicados no diagrama, irá perceber que corresponde justamente àquela nota entre parênteses.




Lendo notação musical:

As notas musicais são escritas em partituras, compostas de pautas (ou pentagramas), que são aquele conjunto de cinco linhas e quatro espaços. As linhas (de baixo para cima), representam as notas E, G, B, D e F; os espaços, as notas F, A, C e E.




Para podemos dar nomes às notas que colocamos na pauta, devemos colocar, no seu início, um sinal chamado clave. Existem 3 tipos de claves: de sol (sons médios), de fá (sons graves) e de dó (sons agudos). Na figura abaixo, temos, respectivamente, as claves de sol, fá e dó. Nas partituras para guitarra, é mais comum encontrarmos a clave de sol, por isso, trabalharemos apenas com essa nessa lição.




Na armadura da clave (logo a sua frente), temos uma fração que determina o número de tempos por compasso (numerador) e a figura que irá determinar 1 tempo nesse compasso (denominador). Os compassos são conjuntos de tempos, divididos por barras. Todas as músicas são divididas em vários compassos. Quando o primeiro compasso de uma música vem incompleto (em um que caibam 4 tempos, existem somente 2, por exemplo), chamamos esse de anacruse.

Na pauta, são escritas as figuras musicais, que indicam o tempo de duração das notas. Também são escritas as pausas, que indicam silêncio. A seguir, temos uma lista com os valores-padrão (compasso 4/4) de cada figura e pausas, além de outros símbolos utilizados freqüentemente:




- 1=Semibreve (4 tempos)

- 2= Mínima (2 tempos)

- 3= Semínima (1 tempo)

- 4 e 5= Colcheia (1/2 tempo)

- 6= Mínima com Ponto de Aumento (3 tempos) -- O Ponto de Aumento aumenta o tempo da nota em 50% do valor original.

- 7 e 8= Semicolcheias (1/4 de tempo)

- 9= Pausa de semicolcheia (1/4 de tempo)

- 10= Fusa (1/8 de tempo)

- 11= Pausa de fusa (1/8 de tempo)

- 12= Semifusa (1/16 avos de tempo)

- 13= Pausa de semifusa (1/16 avos de tempo)

- 14= Pausa de semínima (1 tempo)

- 15= Pausa de mínima (2 tempos)

- 16= Pausa de semibreve (4 tempos)

- 17= Acidentes -- Respectivamente: bemol (abaixa a nota 1/2 tom), sustenido (eleva a nota 1/2 tom), bequadro (anula os bemóis e sustenidos) e nota natural (sem acidentes).

- 18= Tercinas (3 notas por tempo)

- 19= Ligaduras -- une duas notas. Se as notas forem iguais, não devemos tocar a segunda nota.

Esses valores podem mudar de acordo com a fórmula de compasso. A seguir, temos a lista dos valores de denominadores nos compassos simples:

1 = Semibreve = 1 tempo

2 = Mínima = 1 tempo

3 = Semínima = 1 tempo

4 = Mínima = 1 tempo

8 = Colcheia = 1 tempo

16 = Semicolcheia = 1 tempo

32 = Fusa = 1 tempo

64 = Semifusa = 1 tempo

Seguindo essa tabela, temos que num compasso 4/2, por exemplo, uma Mínima vale 1 tempo, e assim por diante.

Como já vimos, os compassos são divididos por barras. Cada tipo de barra representa uma coisa diferente:

- Barras simples: separam um compasso do outro.

- Barras duplas: indicam mudança de trecho musical.

- Barras de repetição: uma das barras é mais grossa e essas possuem dois-pontos: indicam repetição de um trecho.(:||)

- Barras finais: visualmente iguais às barras de repetição, porém, indicam o final da música.

Quanto aos acidentes, anteriormente mencionados, podem aparecer de 3 maneiras distintas:

- Na armadura da clave: são os sinais fixos, que valem para toda a música.

- No decorrer da partitura: sinais ocorrentes -- aparecem no decorrer da partitura, tendo efeito apenas no compasso em que estão.

- Entre parênteses: sinais de precaução, para evitar erros numa eventual leitura rápida.

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